Isso pra mim é viver !

 

No remanso da Ilha de Paquetá, onde gastei meu último feriado, encontro-me com a querida Cristina Buarque, saboreando algumas cervejas. Isso mesmo, saboreando; só com a parte de cima do biquíni, shorts, havaianas, maço de cigarros e sua bicicleta.

Não me parecia, à primeira vista, faltar nada a ela, embora a presença de outras pessoas também falantes não me deixasse aprofundar a conversa. Vendo aquela figura, possivelmente controversa `a primeira impressão dos medíocres, porém incrível e absolutamente coerente com a paisagem da ilha, mergulho mais uma vez no meu oceano de incertezas.

Percebo, felizmente, que Cristina tem a humildade e a generosidade dos grandes, e vejo o porque de tanta idolatria dos mais jovens –  num contexto específico, obviamente. Para desfrutar e beber da sabedoria de Cristina, é preciso juntar-se a ela, respirar da mesma paciência que molda o seu canto calmo, leve e melodicamente preciso.

Certa vez vi Tom Zé dizendo que a coisa mais chata que existia era show de música, onde um indivíduo ficava ali por uma hora e meia entoando canções, olhando através das pessoas, alisando seu próprio Narciso. Aquilo ficou na minha cabeça com a mesma cor, a mesma densidade, a mesma textura da figura de Cristina. Ou da figura de Macalé fumando seu cigarro no Jardim Botânico, passando despercebido no meio da multidão de cegos. Como a imagem de um Nelson Cavaquinho, por exemplo, creio eu que em algum lugar no espaço as figuras de Cristina, Tom Zé e  Jards se encontram e se acariciam. Os últimos Heavy Metals do Brasil !

Cristina

Não que eu concorde com tudo que Tom Zé diz, até porque não sei se esse ponto de vista declarado pode ser uma defesa para as limitações musicais do mestre, no que diz respeito a tocar e cantar suas músicas geniais. Mas vendo por detrás do olho de um artista como eu e tantos outros , que ralam pesado pra tocar melhor, cantar mais afinado, escrever com mais coerência e simplicidade, se vestir direito, administrar a carreira e, de quebra, ainda estar um pouco mais magro, fico me perguntando por que que a gente faz tudo isso; se é pela gente mesmo, ou pelos outros, ou um pouco dos dois.

Tenho a impressão de que, no fundo, tudo que vem com a música e deveria ser consequência dela, está ficando mais importante que a própria música. Entrar num palco está mais tenso que entrar num ringue de UFC . E equilibrar o profissionalismo que atesta o comprometimento com a arte e o desencanamento que mostra um artista verdadeiro e atraente, à vontade no palco, é tarefa para poucos.

Os grandes , como Cristina, pacientemente, desprovidos de qualquer vaidade, educam e aprimoram o ouvido da gente. Pobre do cantor que se bloqueia à essa percepção, pois não degustará da ironia genial de Tom e Jards, nem do canto de Cristina, uma professora que toca a alma da gente com seu timbre único. Vai passar a vida com seu nebulizador em riste, com seu límpido Dó 4 de peito, sem emocionar uma formiga.

E quanto à Paquetá, com seus eco táxis, sua brisa macia, seus sambas desmicrofonados, suas cervejas mofadas e suas cabrochas lânguidas e rebolativas…

Isso pra mim é viver !

4 thoughts on “Isso pra mim é viver !

  1. simples assim, né?

    cria-se um padrão de que a felicidade é ilusão. E a gente até teme se iludir. Mas esquece que estabilidade, sucesso, e toda essa rotina opressora a que nos submetemos pode ser uma ilusão ainda maior. Um texto desses, um feriadinho, um show seu, e ícones como Cristina, Tom Zé e Macalé são mesmo libertadores. Preciso destes de tempos em tempos pra me desorganizar e recuperar o desequilíbrio e a sensibilidade que vamos perdendo, coisificando com o dia-a-dia. Obrigada por me lembrar disso. Tava mesmo precisando!

  2. Já cantava Mestre…

    “Viver, viver é como a arte de cantar. Cantar é como o ato de beber. Morrer, morrer é ver o copo esvaziar até outra garrafa aparecer…”

    Sábio texto com sábias palavras “Cumpadre”!!!

Deixe uma Resposta

